14 de março de 2025
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Em raro vídeo colorido, cariocas pulam o carnaval de 1953

"Carnival in Rio" foi dirigido pelo cineasta norte-americano André de la Varre, especializado em filmes de viagens, e tem roteiro de Owen Crump. Curta de 9 minutos foi um dos primeiros a usar a técnica "Warnercolor".
4 de março de 2025
Cena do carnaval carioca, mulher dança dentro de baile.
Carnaval carioca em 1953. Foto: reprodução.

Confete, serpentina, marchinhas e muita gente feliz fantasiada. Assim como hoje, este era o clima do Carnaval do Rio de Janeiro nos anos 1950. E a gente não precisa imaginar essa cena não, pois tudo foi documentado em vídeo, disponível, gratuitamente, no YouTube. Trata-se de um curta-documentário intitulado “Carnival in Rio”, narrado em inglês e produzido pela Warner Brothers e pela The Viaphone Corporation, voltado para agências de turismo da época.

Com nove minutos de duração e lançado em 1954, o documentário traz imagens de clubes e ruas do Rio de Janeiro no carnaval do ano anterior, 1953. O material foi dirigido pelo cineasta norte-americano André de la Varre, especializado em filmes de viagens, e tem roteiro de Owen Crump.

As ruas mostradas no minidocumentário são do centro da cidade. Há pessoas pintadas, crianças, fantasias de todo tipo, desde gregos antigos até palhaços e chineses. Há homens vestidos de mulher, crianças vestidas de animais. Em meio à multidão, há carros completamente parados, provavelmente surpreendidos pelo volume mal-calculado de pessoas.

Há cenas noturnas e diurnas, com direito a desfile das escolas de samba (que ocorriam, na época, nas ruas, já que a Sapucaí só surgiu nos anos 1980). Além de ver os desfiles do carnaval, o documentário de André de la Varre é especial porque nos permite ver o comportamento das pessoas, os panos de fundo, com as lojas da época, as propagandas e marcas.

O filme colorido foi possível graças à técnica de filmagem colorida que a Warner Bros. introduziu em 1952, o “Warnercolor”, sua marca registrada para o processo de coloração Eastmancolor. O primeiro filme a utilizar essa tecnologia foi “Carson City” (1952). “Carnival in Rio” é um dos primeiros, portanto, a utilizar a nova técnica.

Carnaval no Rio de Janeiro, um livro que conta a história.

Parceria entre Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas, ambos escritores apaixonados pela cultura do samba, o livro apresenta análises minuciosas de sambas de enredo e suas relações com a história social do país. Em meio a ritmos, letras e personagens, leitores e leitoras conhecem o modo como esse gênero tipicamente brasileiro vem sendo construído e se desenvolvendo, de 1870 até a atualidade. Confira aqui.

O Eastmancolor, desenvolvido pela Eastman Kodak, simplificou o processo de filmagem em cores, tornando-o mais acessível e eficiente em comparação com técnicas anteriores, como o Technicolor. Isso permitiu que cineastas como André de la Varre capturassem a vivacidade e as cores autênticas de eventos culturais, como o Carnaval do Rio de Janeiro, proporcionando ao público uma experiência visual mais rica e imersiva.

O diretor de “Carnaval no Rio”

André de la Varre (14 de setembro de 1904 – 19 de dezembro de 1987) foi um destacado cineasta norte-americano especializado em documentários de viagem. Iniciou sua carreira aos 17 anos, quando adquiriu uma câmera e partiu para a Europa após a Primeira Guerra Mundial, captando imagens de diversas culturas e paisagens. Em 1924, tornou-se cinegrafista para Burton Holmes, um pioneiro dos filmes de viagem, e assumiu posteriormente a produção desses filmes após a aposentadoria de Holmes.

André de la Varre, Sr. com sua câmera de filme [imagem da coleção da família].

Durante as décadas de 1940 e 1950, de la Varre colaborou com a Warner Bros. na produção de curtas-metragens documentais que exploravam diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. Esses filmes eram frequentemente exibidos antes dos longas-metragens nos cinemas, oferecendo ao público uma visão de culturas e locais distantes.

A passagem de la Varre pelo Rio de Janeiro foi tema de matéria do jornal Cine Repórter, em sua edição de 14 de fevereitro de 1953.

“Desde 1941 O sr. André De La Varre produz “shorts” para a Warner Bros, tendo, na sua função, viajado por todo o mundo. Seus filmes são editados em vários idiomas, e ele também realiza palestras sobre os países que visita com a exibição de “slides” coloridos por ele mesmo confeccionados.
Presentemente, além do “short” sobre o carnaval carioca, o sr. De La Varre
produz dois documentários sobre cavalos da America Latina. É a terceira vez que visita o Rio de Janeiro, confessando que cada vez acha a cidade mais encantadora. O “short” sobre o carnaval carioca, produzido pelo sr. De La Varre, será distribuido pela Warner Bros, em todo o mundo”.


Ana Paula Tavares

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Globosat e na Fundação Roberto Marinho. Atualmente, é redatora-chefe do Bonecas Russas e subeditora do Portal Café História. Adora Jane Austen, The Office e mora em Brasília.

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