No que dependesse dos meus filhos, eles iriam todos os dias ao SESI Lab – e cá entre nós: faz muito tempo que eu não tenho cinco anos, mas eu também não ficaria chateada de ir lá todo dia! Se você está se perguntando o que é, afinal de contas, essa SEI Lab, você está no lugar certo, porque eu vou te contar um pouco mais sobre essa que é, na minha humilde opinião, uma das atrações mais legais de Brasília, tenha você 5 ou 50 anos.
O SESI Lab foi inaugurado em 30 de novembro de 2022, em Brasília. Alguns o chamam de museu, mas a palavra, talvez, não seja tão precisa. O SEI Lab, como ele mesmo se intitula, é um espaço que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos no coração de Brasília, bem ao lado da rodoviária do Plano Piloto. Neste espaço, há várias instalações que usam elementos artísticos e estéticos para explicar conceitos científicos. E você pode (e deve) mexer em tudo.
Em uma dessas instalações, o visitante pode “espetar” várias pequenas varetas numa parede toda perfurada, e usar essas varetas para sustentar tubos, sinos e placas de madeira parecidas com pistas. Após montar seu percurso, basta colocar uma bola de gude e ver ele percorrer todo o trajeto, num exercício incrível de inteligência, precisão e trajetória.
Em outra instalação, o visitante entra em um cômodo todo iluminado com luz alaranjada. Tudo parece ter a mesma cor, chocha. Mas quando o visitante pega lanternas penduradas pelo teto (com luz convencional) e a aponta para os muitos objetos do cômodo, toma um susto, porque as cores de cada objeto vão se revelando: azul, verde, vermelho, mostrando a ilusão de ótica a qual ele havia sido submetido.


Uma das mais legais atualmente se chama “Espelho excludente, espelho egoísta”. Em um jogo de espelho, você aparece em todos os reflexos. No outro, você não aparece. O visitante é estimulado a experimentar o espelho egoísta e o espelho excludente e descubra como isso é possível. Será que existem situações no cotidiano em que efeitos como estes podem ocorrer?
Há ainda matérias que mudam de estado de acordo com frequências, um banco que toca música quando duas pessoas se sentam neles e dão as mãos (fechando um sistema), uma parede de bola de sabão, um jogo eletrônico em que o visitante precisa decidir se vai jogar em causa própria ou do grupo, uma máquina que captura os movimentos e joga as imagens multicoloridas num telão e instalações que falam sobre tempo, distorção, velocidade, bactérias, molas, natureza e sensações. E, como eu disse, tudo isso está conectado com formas, sentidos e conceitos artísticos.
SESI Lab é muito mais
Como se não bastasse tudo isso, o SESI Lab está instalado em um edifício icônico e tombado de Oscar Niemeyer, com quase 7.500 metros quadrados. Ele tem dois andares. No primeiro, fica uma exposição permanente, com rotação de instalações, e um espaço para palestras, enquanto, no segundo, o visitante encontra uma loja, um café e mais algumas atrações. Na parte de fora, há mais instalações de ciência e arte e um lindo gramado, onde, ocasionalmente, ocorrem palestras, apresentações infantis e outras coisas. Para quem vai de carro, há estacionamento gratuito.
A programação do SEI Lab é multidisciplinar, orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, incluindo exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker. Há vários monitores treinados em cada instalação, orientando os visitantes quanto ao que e como fazer no local. Trata-se de um grande caso de divulgação científica para todas as idades.
A entrada do SESI Lab custa 20 reais, mas há meia entrada e entrada gratuita para várias situações. Há também dias do mês em que o SESI Lab é gratuito; em outros, o funcionamento é diferente para atender autistas, que podem ter restrições sonoras e visuais. Aos finais de semana e até em algumas noites, há programações culturais e educacionais super divertidas.
Para saber mais sobre esse espaço, que eu recomendo muito se você mora ou vai passar por Brasília, clique aqui. Não deixe de ir, porque o SEI Lab, por isso tudo e mais um pouco, definitivamente, já está no roteiro turístico de Brasília!
Se você gostou desta crítica, considere ler também: O futuro chegou: Dasung lança monitor com tecnologia Paperlike