14 de março de 2025
Nova Imagem no Header

“O Truque do amor”, a nova aposta de comédia romântica da Netflix

Filme italiano é um dos mais assistidos da plataforma de streaming neste início de ano. "O Truque do amor" não inventa: enredo segue fórmula de sucesso.
6 de janeiro de 2025
Cena de "O Truque do amor", em que dois homens estão com um bebê.
Filme italiano é um dos mais assistidos da plataforma de streaming neste início de ano. "O Truque do amor" não inventa: enredo segue fórmula de sucesso.

A história de “O Truque do amor” gira em torno de Vito (Antonio Folletto), um pai solteiro que, após enfrentar inúmeros desafios, se depara com uma missão quase impossível: salvar a casa da família localizada em Nápoles. Para alcançar esse objetivo, ele conta com a ajuda de seu irmão Antonello (Vincenzo Nemolato). Juntos, os dois elaboram um plano arriscado para superar suas dificuldades financeiras. A ideia principal é enganar Marina (Laura Adriani), uma jovem herdeira rica, fazendo-a acreditar que eles são responsáveis por uma organização de caridade.

“O Truque do amor” (no original, “Mica è Colpa Mia”, que seria “A culpa não é minha”, em tradução livre) é uma produção italiana, mas com a linguagem global que a Netflix soube desenvolver nos últimos anos muito bem. O filme já está disponível no catálogo brasileiro (e globalmeten) desde 1º de janeiro. As filmagens aconteceram inteiramente em Nápoles a partir de 23 de outubro de 2023 durante sete semanas.

Segundo o portal Movie Player, o filme, embora previsível, tem excelente elenco, um lindo cenário napolitano e trilha sonora que agrada. A receita parece estar fazendo sucesso. “Os truques do amor” está entre os filmes mais assistidos da Netflix neste início de ano.

O portal NSS Mag, também da Itália, escreveu que “O Truques do Amor é a comédia romântica italiana que faltava. Segundo a crítica de Martina Barone, “à medida que 2025 começa e o cinema italiano enfrenta desafios de toda a indústria trazidos pelas mudanças governamentais, a esperança é que a comédia não fique para trás e possa incorporar aquele pouco de romance despretensioso que o final de 2024 e o início de 2025 espalharam por aí. O objetivo é continuar melhorando — e, enquanto isso, dar uma boa risada.”

“O Truque do Amor” tem modelo Netflix

A estratégia global da Netflix em produção audiovisual é baseada em um modelo altamente escalável, que combina a criação de conteúdos originais localizados com a distribuição global. “O Truque do Amor” é um pouco disso.

A empresa investe massivamente na produção de filmes, séries e documentários em mercados regionais, para capturar as especificidades culturais e narrativas de cada lugar. Exemplos disso são sucessos como La Casa de Papel (Espanha), Round 6 (Coreia do Sul) e Cidade Invisível (Brasil), que conquistaram audiências globais. Essa abordagem não só aumenta a relevância da Netflix nos mercados locais, como também exporta produções regionais para um público internacional, diversificando o catálogo e mantendo os assinantes engajados.

Nesta cena do filme "Truques do Amor", o casal protagonista está em cima de uma moto, com o homem dirigindo. Ambos parecem preocupados.
Cena do filme “Truques do Amor”. Foto: Netflix.

Além disso, a Netflix adota uma estratégia agressiva de investimento em tecnologia e dados para identificar tendências e preferências de consumo. Com base em análises avançadas, a plataforma desenvolve conteúdos que atendem às demandas específicas de diferentes segmentos do público. Isso permite que a empresa mantenha sua posição como líder em streaming, ao mesmo tempo, em que desafia modelos tradicionais da indústria audiovisual. Outro elemento chave é a flexibilidade de seus formatos, permitindo a experimentação em gêneros, duração de episódios e estilos narrativos, o que contribui para atrair novos assinantes e reforçar sua marca como inovadora no setor.

2025

A perspectiva para 2025 é que a Netflix continue consolidando sua posição como líder no mercado global de streaming, apesar do crescente número de concorrentes, como Disney+, Amazon Prime Video e HBO Max. E filmes como “O Truque do Amor” facilitam muito este modelo. A empresa deve intensificar sua estratégia de produção local, ampliando investimentos em mercados emergentes, como América Latina, África e Sudeste Asiático, onde há um grande potencial de crescimento em número de assinantes. Ao mesmo tempo, a Netflix deve explorar mais conteúdos interativos, como Black Mirror: Bandersnatch, e expandir seu portfólio de jogos, um setor no qual a empresa começou a investir recentemente para diversificar a experiência do usuário.

Em 2025, a Netflix também deve continuar inovando em tecnologias de personalização e experiência do usuário, utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina para oferecer recomendações ainda mais precisas. No lado financeiro, o foco estará em equilibrar o alto custo de produção com o aumento da receita, seja por meio de novos planos de assinatura (incluindo modelos mais baratos com anúncios, já implementados em algumas regiões) ou pela expansão em mercados de menor penetração.

Gostou de “O Truque do amor”? Conta aí pra gente nos comentários!

Ana Paula Tavares

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Globosat e na Fundação Roberto Marinho. Atualmente, é redatora-chefe do Bonecas Russas e subeditora do Portal Café História. Adora Jane Austen, The Office e mora em Brasília.

1 Comment Deixe um comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss